
As transformações da Indústria 4.0 e agora da emergente Indústria 5.0 não são apenas sobre automação. São sobre tomar decisões mais rápidas, integradas e inteligentes com base em dados. E é aí que entram o Business Intelligence (BI) e a Inteligência Artificial (IA) como pilares estratégicos.
Vivemos a era da Indústria 4.0
Estamos na quarta revolução industrial, marcada pela automação, integração de sistemas e uso intensivo de tecnologias como IoT, computação em nuvem e análise de dados em tempo real. O objetivo? Otimizar a produção, reduzir custos e aumentar a competitividade.
Hoje, empresas que estruturam seus dados em Data Lakes e utilizam dashboards dinâmicos já conseguem:
- Antecipar falhas operacionais e reduzir perdas
- Otimizar estoques com base em previsões reais de demanda
- Integrar dados de diversas fontes (ERP, sensores, CRM) em um único painel de gestão
- Automatizar relatórios e notificações de performance com ferramentas como Power BI, BI Explorer e Power Automate
- Aplicar algoritmos de IA para prever comportamentos, custos e cenários futuros
E o melhor: tudo isso é possível com tecnologias acessíveis e adaptáveis aos negócios — seja no setor metalmecânico, cerâmico, alimentício ou logístico.
Balanced Scorecard com Inteligência Artificial para orientando estratégias
O Balanced Scorecard é uma metodologia de gestão estratégica que traduz a visão e os objetivos de uma organização em indicadores de desempenho distribuídos em quatro perspectivas principais:
- Financeira
- Clientes
- Processos Internos
- Aprendizado e Crescimento (Pessoas e Inovação)

Um exemplo dessa otimização de processos foi o projeto de BSC (Balanced Scorecard) desenvolvido pela Projjetta que apresenta perspectivas para diversas áreas da empresa em um dashboard intuitivo e prático, em tempo real, conectando informações financeiras, indicadores de RH, produtividade e muito mais em uma única tela de gestão à vista.

Nesse sistema, a empresa observa os dados e recebe uma análise geral do cenário, tendência de comportamento da situação e recomendação de ação. Isso contribui para que líderes possam tomar decisões mais estratégicas, monitorar metas e alinhar as iniciativas de todos os setores com os objetivos da empresa.
Essa integração é um dos pilares para aplicação da Inteligência Artificial e Data Analytics na tomada de decisões, ampliando a previsibilidade, eficiência e agilidade da liderança.
E a Indústria 5.0?
Ela vai além da automação. A Indústria 5.0 traz de volta o fator humano como parte essencial da inovação. Aqui, máquinas inteligentes e pessoas trabalham juntas, com foco em personalização, sustentabilidade e decisões mais empáticas — sempre guiadas por dados.
Papel fundamental do BI e IA
Nesse novo cenário, ferramentas como Business Intelligence (BI) e Inteligência Artificial (IA) são o cérebro da operação.
Com essas tecnologias, indústrias 5.0 conseguem:
- Visualizar informações críticas em tempo real com dashboards estratégicos
- Aplicar IA para prever falhas, demandas e oportunidades
- Ampliar a produtividade do time com decisões baseadas em dados concretos
Na Projjetta, temos orgulho de ser o braço estratégico de indústrias que já estão colhendo os frutos de uma gestão orientada por dados.
Quer saber como essas tecnologias podem atuar no seu contexto industrial? Agende uma conversa com nosso time.
Projjetta Tecnologia em Dados – Transformando informação em inteligência que impulsiona negócios.
